Rancho Primavera

Tradição dentro do prato!

A Queima do Alho representa o sabor da tradição da culinária tropeira. Arroz carreteiro, feijão tropeiro, carne de churrasco serenada e paçoca de carne feitas em fogão improvisado bem próximo do chão compõem o cardápio que vem sido mantido há décadas e integra a programação da Festa do Peão de Barretos.

Concurso Queima do alho acontece no dia 27 de agosto. Créditos: André Monteiro
Concurso Queima do alho acontece no dia 27 de agosto. Créditos: André Monteiro

Os pratos foram criados pelos peões boiadeiros que cruzavam o país tocando boiadas das fazendas até os frigoríficos. Em suas paradas para descanso e alimentação eles improvisavam uma cozinha e preparavam o prato. Hoje, mesmo com todas as inovações da culinária gourmet, a Festa do Peão faz questão de manter o preparo exatamente como era feito pelas comitivas durante o concurso que elege a melhor Queima do Alho do Brasil.

As comitivas de cozinheiros participantes devem usar utensílios da época e ingredientes que mantenham o sabor desta tradição. O segredo é não inovar e sim preparar o prato mais saboroso sem as facilidades e luxos da cozinha moderna.

O concurso da Queima do Alho acontece neste ano no dia 27 de agosto no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão. No entanto, nos outros dias de Festa também é possível experimentar a legítima comida tropeira no mesmo local nas seguintes datas 20/08 – almoço 12h às 15h e jantar das 19h às 22h; 21/08 – almoço 12h às 15h e jantar da 19h às 22h; 27/08 – jantar das 19h às 22h; 28/08 – almoço 12h às 15h.

Fonte: Phábrica de Ideias

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar