CNAR – Nota de esclarecimento sobre o programa Profissão Repórter

NOTA DE ESCLARECIMENTO

cnar

 A CNAR – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE RODEIO, entidade máxima representante do esporte em nível nacional nos termos da Lei Federal nº 9.615 e 24/03/1998 (Lei Pelé), tendo em vista a matéria veiculada pela Rede Globo de Televisão, no dia 16 de novembro p.p., no programa “Profissão Repórter”, vem a público prestar os seguintes e necessários esclarecimentos:

 a)   O evento que constituiu objeto da reportagem veiculada no referido programa, denominado “Expo Artur 2016”, foi realizado entre os dias 19 e 23 de outubro do corrente ano, no município de Artur Nogueira, mediante autorização concedida pelo EDA – Escritório de Defesa Agropecuária de Mogi Mirim, e sob a responsabilidade técnica da médica veterinária Dra. Michela Santa Rosa Vilela (CRMV nº 12745-SP e MAPA nº 276/SP).

 b)   A citada emissora, para elaboração da reportagem, realizou gravações no recinto durante todos os dias do evento, não apenas antes, durante e depois da realização das provas, mas também em propriedades rurais de criação de touros de montaria, tendo sido demonstrados, com absoluta transparência, todos os cuidados dispensados àqueles animais para garantia de sua saúde e de seu bem estar.

 c)    Na última noite do evento (dia 23/10), constatada a conduta inadequada demonstrada na reportagem, o responsável foi imediatamente retirado da área técnica, e no dia 11/11/2016, portanto antes de o programa ter sido levado ao ar, o fato foi devidamente comunicado ao Ilmo. Sr. Diretor do EDA de Mogi Mirim, por meio de relatório firmado pela médica veterinária responsável, e

 d)   A CNAR, no uso de suas atribuições estatutárias, dentre as quais se destaca a obrigação de zelar pelo fomento e pela legalidade do esporte, afirma que o flagrante noticiado pela reportagem não constitui prática costumeiramente verificada em provas de rodeio profissional, sendo certo que as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, por quem de direito, como se fazia de rigor.

                                                 Era o que cumpria esclarecer.

ass

Presidente: Roberto Vidal

CNAR – Confederação Nacional de Rodeio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *