Fernando Alencastro, Competidor e Campeão na Modalidade Cavalo na Crina e Futuro Competidor em Touros!

Hoje vou contar uma história um pouco diferente, na verdade de uma cultura diferente, e para mim sem dúvidas foi um grande aprendizado entender um pouco da cultura Gaúcha e conhecer a bonita história de Fernando Alencastro.

cavaleiro

Conheci o Fernando em Dezembro de 2016, quando ele entrou em contato comigo através de uma rede social com propósito em vir até a minha cidade participar do curso de montaria em touros que eu estava organizando e seria realizado em fevereiro. Fernando de cara mostrou muito interesse e me contou o porque gostaria de fazer esse curso, de imediato achei muito bacana e comecei a admirar seu trabalho pelos vídeos que me enviava e pelas nossas conversas.

Aconteceu muito imprevisto com o Fernando nesse meio tempo, até pensei que ele não viria, tanto é que foi confirmar a sua presença faltando 3 dias para o evento. Graças a Deus deu tudo certo, Fernando encarou a distância de 1.500 km e veio participar do curso de montaria em touros.

Mostrando-se sempre um cara muito família, veio acompanhado de seu Pai, sempre quieto, mesmo no curso, sempre na dele, daquele tipo que observa, presta muita atenção em tudo, para quando chegar a hora de colocar na prática, poder fazer da melhor forma possível.
Pois bem, o rendimento do Fernando no curso não poderia ter sido melhor, foi muito interessante, chegou sem entender praticamente nada do Esporte “Montaria em Touros” sem nunca ter montado num touro, e saiu daqui sendo um “destaque” pelo sua dedicação, garra e desempenho.

No primeiro dia de treino Fernando não pensou duas vezes e já quis montar, sua atuação não foi nada legal, pois nunca havia montado em um touro, na segunda rodada já teve um progresso, e assim foi sucessivamente, foi se desenvolvendo a cada montada e mostrando realmente a que veio.
O Competidor já havia assimilado como funciona o esporte, as técnicas e movimentos, enfim, o que deve fazer sobre o touro, sem dúvidas em 3 dias foi uma grande evolução, visível não somente aos meus olhos, mais sim de todos que ali estavam presentes, inclusive pelos próprios alunos.

O grau de dificuldade para Fernando, talvez fosse um pouco maior, pelo fato de praticar uma modalidade completamente diferente, suas habilidades até então eram opostas, chegando aqui ele teve que esquecer todo o seu conhecimento sobre Cavalo na Crina e absorver tudo a respeito da Montaria em Touros.
Os planos de Fernando é de vir para SP, se dedicar, treinar e ir em busca de mais um sonho, Ser um Grande Competidor em Touros.
Agora eu Convido vocês a conhecer um pouco sobre a vida e a carreira desse atleta e dessa grande pessoa que tive o imenso prazer em conhecer!
Fernando Ximenes Alencastro, nascido em 24/08/1992, na cidade de Tapes – RS, sempre morou em Camaquã – RS, apesar da pouca idade, apenas 24 anos, já carrega com ele uma grande bagagem em sua carreira.

Criado na fazenda, sempre em contato com os animais, cavalos e gado, desde pequeno sonhou em ser Ginete, foi aos 7 anos de idade que começou a montar em bezerros e potrancos, aos 12 anos Fernando começou a montar em rodeios.

Em 2009 com 15 anos esteve participando de um rodeio bem famoso no Sul e foi lá que ganhou sua primeira moto.
Fernando conta que depois disso foi um longo “jejum” de prêmios, passou bastante tempo sem ganhar grandes prêmios e nesse período sofreu acidentes com graves lesões, mesmo assim, nunca pensou em desistir.

Em 2013 tudo mudou, o Gaúcho começou a se dedicar bastante e assim voltou vencer e ganhar recompensas novamente, em 2014 ganhou sua segunda moto.

E na cidade de Pinheiro Machado – RS, teve um rodeio em 2014, inclusive o único rodeio da história do Rio Grande do Sul que o Campeão seria contemplado com 2 carros 0 km, Fernando conta que foi abençoado e foi ele quem foi o grande o Campeão do Evento.
Ai sua carreira deslanchou, como temos o costume de dizer “entrou na sua fase”  ganhou vários prêmios importantes e parou nos mais difíceis cavalos, foi Campeão na cidade de Vacaria – RS, só para entenderem, Vacaria para eles no Sul tem o mesmo valor comparado ao Barretos para nós aqui em SP.
Fernando foi Campeão também em Santa Catarina e Paraná. Já montou em países vizinhos como, Uruguay e Argentina.

No decorrer de sua carreira Fernando ganhou uma média de R$ 50 mil em dinheiro, 4 motos 0 Km e 2 carros 0 km.

E mesmo com todo sucesso na sua carreira como Competidor Cavalo na Crina, seguindo suas tradições, Fernando deixa bem claro que sempre teve o sonho de Montar em Touros e ser um Competidor de Sucesso, e diz que com a graça de Deus esse sonho está se tornando real.

Sobre a Cultura Gaúcha:
No Sul eles tem um símbolo da tradição que é o churrasco, chimarrão e os rodeios. Usam bombacha, bota de cano longo, camisa, lenço atado no pescoço e chapéu. As mulheres usam vestido de prenda.

Sobre a gineteada:
Tem 4 modalidades de montaria que são praticadas: Modalidade Crina, Modalidade de Gurupa Sureña, Modalidade de Basto Aberto e Modalidade de Basto Oriental.

Espero que tenham gostado da matéria e desejo a você Fernando muito Sucesso sempre e que seu Sonho se torne sim real e você seja um Competidor de Touros de Muito Sucesso!

Parabéns por essa sua dedicação, de querer e fazer o seu melhor, sem medir esforços!

Um grande Abraço a todos e até a próxima se Deus quiser!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *