Bastidores da vitória da Cia Tércio Miranda na Festa do Peão de Colorado

Foto: Ricardo Mariotto

Foto: Ricardo Mariotto

A disputa foi acirrada, e depois de um grande susto no primeiro, a Cia Tércio Miranda conquistou os títulos de melhor touro e melhor boiada em Colorado.

Com toda badalação e investimento feito nos últimos meses, no seu retorno ao cenário nacional, a Cia Tércio Miranda chegou em colorado como favorita, pelo menos pela boca dos críticos, fãs e profissionais de rodeio.

Na abertura da transmissão do Brasil Rural TV na quinta-feira, eu que participava junto com a Tânia Celeguini, disse a seguinte frase quando o assunto era melhor boiada: “Se um touro der um pulo errado, a disputa pelo título de melhor boiada, pode tomar rumos que não esperamos”

E foi justamente isso que aconteceu, um pulo errado, uma apresentação inesperada, de um touro, e uma média de 43,75 pontos, 1,25 atrás dos líderes, jogou a favorita ao título de melhor boiada, Cia Tércio Miranda, para o sexto lugar na classificação geral após o primeiro dia.

Claro que, favorita, não quer dizer superior, e todas as boiadas lutaram até o último touro por essa fivela. Mas, naquele momento, a Cia Tércio Miranda estava em uma situação complicada, e na manhã de sexta-feira, a empresa (boiada) amanheceu com muitos problemas a serem resolvidos.

– Eu só fique sabendo do resultado no outro dia cedo, levei um grande susto, sabia que os touros, em especial, o Censurado, tinha ido mal, mas, precisei reunir a equipe e tomar uma atitude – Disse Tércio

– Tínhamos um planejamento, sempre saímos de casa como um planejamento, no primeiro dia a nossa intenção nem era ganhar o round e sim terminar o round entre os primeiros, mas isso não deu certo, na minha opinião, além do Censurado, o Fuleco também não foi bem, então foi preciso remanejar tudo – Disse Merinaldo Teixeira, capataz da boiada.

– Levantei e fui direto para pasto onde estavam os touros conversei com o Merinaldo e ligamos para o Tércio, coloquei o telefone no viva voz e fizemos uma reunião e a o resultado foi: Vamos para matar ou para morrer, vamos para o tudo ou nada – Explicou João Carlos gerente da boiada.

Força máxima na sexta-feira e, a vitória com melhor boiada daquela noite. Dos dez melhores touros, seis foram da Cia Tércio Miranda. O bom resultado levou a boiada para a segunda posição, apenas 0,26 pontos. Pouca diferença?

– As vezes as pessoas pensam que 0,26 pontos é fácil de tirar. Não é, tanto que, para nós podermos alcançar a liderança precisamos tomar uma decisão que surpreendeu á todos – Explica Tércio

Em nova reunião, entre a companhia, foi decidido que, ao invés de guardar os touros Nortão, Letreiro e Mississipi para o domingo iriam todos para o trabalho no sábado.

A decisão de colocar os touros para pular, era uma coisa, a outra era que, os touros estavam disponíveis para a final no domingo também. Literalmente e, no bom sentido, bagunçou tudo a disputa.

– Eu já estava com meus touros para a final todos definidos, mas aí aparece o Tércio com o Nortão e o Letreiro para pular hoje, vou ter que esperar parar ver o que vai acontecer hoje a noite – Disse Marcelo Sichieri, durante entrevista na tarde sábado pelo Brasil Rural TV.

– Estávamos com toda a cabeceira (melhores touros) em Colorado e depois de Douradina (PR), onde foram muitos deles, fomos poupando, descansando eles, nos preparando para Colorado, então, os animais estavam preparados para isso, a gente que convive no meio dos touros, sabemos que podemos confiar mais em alguns touros do que os outros, mas sabíamos dos riscos – Explicou Merinaldo.

A atitude levou de novo a uma nova vitória no round de sábado, com a média 45,81 pontos, a melhor média de round de todos os dias. Entre os cinco primeiros touros da noite, quatro foram da Cia Tércio Miranda, com destaque para “Nortão” que obteve 47,25 pontos.

Veio também a liderança, com a média 44,86 pontos, 0,58 pontos à frente do segundo lugar.

O domingo chegou e logo Merinaldo foi ao pasto era preciso aquele olhar de capataz de boiada para ver se estava tudo certo. Enxergou de “Letreiro’ não estava com a aparência 100%, tirou ele da lista do domingo.

– Essa verificação é muito importante, o touro “Oráculo” não pulou nenhum dia, pois vi que em uma briga ele deu uma sentida, Fuleco e Censurado, só pularam um dia, e no domingo voltamos com força máxima, com “Nortão” escalado para a final novamente, ele ia se apresentar pela terceira vez, mas todos os touros de domingo são de extrema confiança, embora, sabemos que imprevistos possam acontecer, mas naquele momento, era o que tínhamos de melhor – Explica Merinaldo

Em uma disputa apertadíssima entre as boiadas, Tercio venceu o domingo novamente, porém, empatado coma Cia Paulo Emílio, com a média do round de 45,42 pontos, a média geral do evento foi 45 pontos.

Com a apresentação do domingo, de Rei da Safra, de 46,75, a mesma nota da sexta-feira, Rei da Safra do Tércio Miranda foi também o melhor touro.

– Ficamos muito felizes, não escondo de ninguém que, quero vencer os melhores rodeios, mas tenho a certeza também, que não será fácil, existem boiadas de alto nível, já conquistamos vitória importantes este ano, como em Douradina, mas também perdemos outros eventos, mas ganhar Colorado pela situação que começamos o evento, foi muito emocionante – Disse Tércio

– Colorado  tem uma mídia muito grande, faz a gente mudar a estratégia conservadora e arriscar um pouco mais, deu certo, mas poderia dar errado, sabíamos dos riscos, porém, terminou tudo bem graças a Deus – Finaliza Merinaldo

– Quero aproveitar a oportunidade para dizer, explicar que, serão poucos rodeios que estarão todos estes touros que trouxe juntos para pular. Fizemos uma programação, para estar em Colorado com competitividade para ganhar, mas agora, começa o rodízio de novo, muitos desses touros vão ficar em casa esta semana, e os melhores de nossa boiada, vão se revezar de rodeio em rodeio de novo, talvez três ou quatro rodeios vou usar esse mesmo time de touros. Temos vários touros para isso, não sacrificar a boiada, então o rodízio é natural, nos rodeios mais renomados, vamos levar força máxima – Finaliza Tercio Mirada

Siga a Cia Tercio Miranda pelas redes sociais

Instagram: Cia Tercio Miranda  – Facebook: Cia de Rodeio Tércio Miranda

Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *