Artista plástico resgata tradição culinária do tropeiro em cartaz da Queima do Alho

João Paulo Martins, coordenador do concurso Queima do Alho, ao lado do artista Renato Amisy e do presidente de Os Independentes Hussein Gemha Júnior, com a obra que ilustra o cartaz. Foto: Diegp Rodrigues

João Paulo Martins, coordenador do concurso Queima do Alho, ao lado do artista Renato Amisy e do presidente de Os Independentes Hussein Gemha Júnior, com a obra que ilustra o cartaz. Foto: Diegp Rodrigues

A tradição da cultura caipira está preservada na Festa do Peão de Barretos em diferentes aspectos. Um deles é o concurso Queima do Alho, que mantém viva a tradição da culinária típica das comitivas de tropeiros. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. Um dos principais e o mais antigo concurso gastronômico caipira do país, a Queima do Alho atrai comitivas de várias regiões do Brasil para Barretos no mês de agosto.

A importância e toda a poética que cerca o concurso serão retratadas neste ano também em seu cartaz de divulgação que, pela primeira vez, será assinado por um artista plástico. O barretense Renato Amisy foi o responsável pela criação da obra que representa os tropeiros no momento do preparo da comida. “A Festa do Peão de Barretos vai muito além das montarias e atrações musicais, o aspecto cultural da tradição caipira também é muito viva dentro do evento. O concurso Queima do Alho é exemplo disso, com o resgate da culinária do peão estradeiro. Fico feliz pelo convite de Os Independentes de participar da elaboração deste cartaz”, afirmou o artista.

A relação de Renato Amisy com o universo sertanejo é de longa data. Em 2013, ele assinou o cartaz alusivo à 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Além do destaque no cenário brasileiro, o artista plástico é reconhecido internacionalmente com várias exposições individuais e coletivas na Europa.

O presidente da Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Barretos, Hussein Gemha Júnior destacou o trabalho desenvolvido por Renato Amisy. “É uma alegria para nós termos um barretense mostrando seu talento no cartaz que representa a história da Festa do Peão”, declarou Hussein.

O concurso Queima do Alho acontecerá no dia 26 de agosto, sábado, no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão, dentro da programação da Festa. Nos demais dias do evento, o local receberá turistas para o almoço e jantar. O coordenador do concurso gastronômico e membro de Os Independentes, João Paulo Martins confirmou que uma exposição com obras de arte abordando o tema rodeio e demais manifestações culturais, faz parte da programação do espaço durante a Festa. “Além de provar o nosso cardápio típico, os turistas poderão conhecer o trabalho deste grande artista da nossa terra”, afirmou João Paulo.

O artista

Renato Amisy tem em seu currículo 65 exposições individuais no Brasil e 36 no exterior e ainda 51 exposições coletivas no Brasil e 15 no exterior.

Dedica-se integralmente às artes desde 1997. Com apoio da Associação Os Independentes, em abril de 2000, Renato viajou para Portugal representando o Brasil nas Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento. Já em 2001 foi convidado pela direção de uma das mais importantes feiras da Europa, a Internacional de Caen – capital da Normandia França, para representar o Brasil, pais homenageado, sendo responsável também pela criação da logo oficial, que estampou cartazes, camisetas e convites. 

Em seu currículo internacional tem exposições no Carroussel du Louvre-Paris, Unesco-Paris, Prefeituras de LYON-FR, ONU-Viena, Exposição Parc Floral de Paris, Prefeituras de Chantilly e Trouville Sur Mer, e por 4 anos consecutivos foi convidado oficial do Consulado Honorário de Lyon para expor nas Festas Consulares, além de expor na Maison de L`Amerique Latina de Lyon e Marseille.

Fonte: Phábrica de Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *