Colunistas

A EMOÇÃO DO SOM

Certa vez produzimos um DVD da Festa do Peão de Barretos no sistema sonoro 5.1, no qual era possível, dentro de uma sala com caixas de som apropriadas, ouvir vários sons em posicionamento opostos. Na montaria era possível ouvir o pessoal do brete gritar em uma das caixas, em outra o som do Polaco, sino que o touro costuma carregar pendurado no peito, o barulho do portão batendo no brete, o grito do público e assim por diante.

Enfim, foi algo especial. Mas não era todo mundo que dispunha de um bom Home Theater, assim o projeto não foi adiante nos DVDs dos anos seguintes.

O recurso foi continuar usando o tradicional sistema de gravação direto da mesa de som. Ouve-se um som puro do locutor e das músicas, mas o áudio ambiente do publico é quase nulo. Isso fica claro quando um locutor brinca e não se ouve nada do que o público grita ou canta.

Com a expansão das transmissões pela internet, e na maioria das vezes tendo um celular para receber o sinal de vídeo e áudio, a qualidade do som não é possível ser medida.

Pensando dar ao internauta a sensação de “estar presente” e sentir o mais próximo possível da montaria, a TV RODEIO, nas transmissões para o Brasil Rural TV, está implantando um sistema de sonorização através de vários microfones especiais do modelo shotgun, conhecido popularmente como “boom”, para captar todo som ambiente, inclusive o do locutor. Abandonamos o som direto da mesa e passamos a privilegiar o som ambiente.

O resultado foi excelente e está fazendo a diferença no rodeio de touros da PBR em Divinópolis-MG, como você pode conferir no vídeo em anexo.

Os profissionais da TV Rodeio buscam incansavelmente o desejo de levar o melhor em qualidade de som e imagem para o internauta, proporcionando a ele a sensação de estar dentro do rodeio, sem a poeira da arena…

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar