Direto da Arena

UNR promoveu quarto encontro com profissionais do rodeio no Parque do Peão em Barretos

colunista_eugenio_titulo

A UNR – União Nacional do Rodeio, reuniu profissionais e organizadores de rodeios em Barretos, interior de São Paulo, no Parque do Peão na sala de reuniões da Pousada dos Tropeiros na tarde do último dia 10 de Fevereiro.

O evento foi direcionado em especial os organizadores, presidente de festas, porém, aberto a todos os profissionais de rodeio.

Estiveram presentes profissionais de todos os setores do rodeio brasileiros assim como presidentes de dezenas de rodeios, juízes, comentaristas, locutores, salva-vidas, tropeiros, organizadores de campeonato entre tantos outros.

Esnar Ribeiro, comentarista e apresentador abriu a reunião. Enfatizando que o rodeio precisar se organizar de forma unânime na parte jurídica, política, científica e de contratações, em especial no mundo artístico.

Dr. Kiko, médico veterinário e diretor de rodeio de Os Independentes, foi o primeiro palestrante, enfatizando as melhorias feitas em manejo de animais de rodeio, destacando todos os itens necessários, para o bem estar dos animais.

Professor Tenório, referência na defesa da causa animal, e responsável pelo projeto sedém, ressaltou a importância da continuidade dos estudos científicos, o sucesso dos experimentos e estudos já realizados em defesa do rodeio e explicou aos presentes todos os avanços no setor além de orientar sobre as intenções de quem luta para acabar com o rodeio.

Fechando o bloco científico, Dr. Cesar Vilella, dividiu com os presentes a importância de defender o rodeio embasado em leis e laudos técnicos, nunca usar do embate. Além é claro, de exemplificar vários casos em que a lei e prevaleceu contra algumas tentativas de embargos.

O representante da Secretaria de Assuntos Federativos do Governo Federal, Joedes Ferreira Marques, se colocou a disposição junto ao governo para receber a UNR e também destacou a importância da festa do peão para a cultura brasileira. Joedes irá atender em breve alguns representantes da entidade em Brasília.

O Dr. Evandro. S. Grili, especialista em Direito Ambiental e Advogado do Ribeirão Rodeo Music e Gilmar Munhoz, organizador de rodeios e estudante de direito, mostraram alguns casos onde, embasados na lei venceram e liberaram eventos além de orientar os presentes sobre alguns passos importantes de prevenção no âmbito jurídico.

No bloco político o presidente da ABSVR – Associação Brasileiros dos Salva Vidas de Rodeio, Ronan Felipe, e o também presidente da Associação Brasileira de Criadores de Touros de Rodeio explicaram suas regulamentações e dificuldades em ambas as categorias.

Emilio Carlos dos Santos, o Kaka de Barretos, falou sobre questões de contratações, orçamentos, pesquisas e uma certa falta de coerência em alguns casos de planejamento malsucedidos em especial na contratações de shows. Orientou que ás vezes o organizador contrata um show de sua vontade e gosto particular, sem perguntar ao público, quem realmente paga a conta, se querem aquela atração no evento. Outro ponto importante é estar atento as mudanças na comunicação, já que com a internet em alta, as vezes é preciso mudar o investimento feito em TV e Rádios por exemplo.

O empresário Matheus Calil, da empresa Viola Show, falou sobre captação de recursos e dificuldade de negociação de grandes marcas e sugeriu criar grupos para negociar contratações de shows visando um poder melhor de negociação e a organização para poder entregar ao patrocinador um resultado que faça com que ele volte.

Tony Nascimento representou a CNAR e sugeriu o apoio e unificação do rodeio. Adriano Brosco, juiz de rodeio falou sobre a credibilidade do rodeio, que precisamos se espelhar nos erros do passado para construir o futuro.

O atual presidente de Os Independentes Jerônimo Muzetti agradeceu a presença de todos e lembrou que precisamos entregar o produto rodeio, com mais responsabilidade e principalmente com horários. Relatou também que se reuniu com a Câmara de Vereadores de Barretos e conseguiu derrubar a lei que proibia prova de Laço em Dupla no município.

Os presidentes CCA – Clube dos Cavaleiros de Americana e de Rio Verde, Beto Lahr e Lauro Dias se pronunciaram sobre algumas atitudes documentais que suas festas realizam sempre prevenindo e evitando qualquer ação contrários a realização do evento.

O locutor Piracicabano encerrou a festa propondo que os locutores se unam e doem algum valor para as pesquisas. E ainda fez uma comparação com do rodeio atual com o Burrinho sabonete. Animal que as crianças montavam no circo para que o público chegasse, ele diz que hoje o rodeio é um burrinho sabonete, onde o rodeio está servindo para o público chegar ao show.

SOBRE A UNR

A UNR – União Nacional de Rodeio, surgiu através de um grupo de whatsapp, dos comentaristas de rodeio. A UNR não é ainda nenhum tipo de organização e ou associação. A intenção é ‘UNIR’ o rodeio, para que possamos combater quem nos atacas e melhorar nossa categoria.

Para que alguns assuntos pudessem ter um pouco mais de agilidade foi montado um conselho. A UNR não tem presidente, não tem mesa, não tem dono, mas está empenhada a continuar ajudando o rodeio.

Pelo menos três cidades já foram salvas de terem leis municipais contra o evento aprovados pelas câmaras de vereadores dos respectivos municípios. A ultima, Mirassol (SP), onde um vereador sugeriu trocar animais por seres humanos e touro mecânico.

O que é muito importante ressaltar é que: A UNR não é CABIDE DE EMPREGO, tudo acontece de forma voluntária.

Você pode perguntar: O que eu ganho com isso? No momento nada, mas no futuro, se não nos mobilizarmos rápido, também não ganharemos nada, pois o rodeio pode parar e não teremos ONDE ganhar nosso pão.

O conselho foi votado no grupo de whatsapp da UNR, e abrange profissionais de todos os setores do rodeio.

Veterinário: Cesar Fabiano e Paulo Belarmino

Comentarista: Esnar Ribeiro e Thiago Arantes

Articulação Jurídica:  haís Gianotti  e Gilmar Munhoz

Articulação Política: Kaká de Barretos, Marcão Abud e Bentinho

Tropeiro – boi: Guto Paglione e Madrugada

Tropeiro – cavalo: Leandro Baldissera e Roberto Biasi

Locutor: Almir Cambra e Piracicabano

Salva-vidas: Ronan Felipe e Ricardo Sabino (Xuca)

Comunicação: Eugênio José, Abner Henrique, Eric Julian e André Silva

Marketing: Matheus Calil

Financeiro: Bruno Ribeiro, Dr. César Vilela e Rogério Paitl

Competidor touro: Edevaldo Ferreira e João Mauro Kugel

Competidor cavalo: Wilson Martins de Araújo (Batata) e Marcelo Araújo

Planejamento de rodeio: Adriano Brosco

Presidentes de festas: Beto Lahr (Americana) e Jerominho (Barretos)

 

Acompanhe na internet todas as informações, ações e reuniões da UNR pela página www.fb.com/uniaonacionaldorodeio ou entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar