Colorado: O melhor do rodeio em cutiano do Brasil
Depois de algumas semanas de pausa, estou de volta com a coluna “Nono Segundo”. Este fim de semana teve início a Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado e é claro o assunto não poderia ser outro.
Hoje quero falar mais especificamente sobre a modalidade Cutiano. No ano passado eu já tive a oportunidade de falar sobre este tema e agora volto nele porque é algo que sempre merece destaque.
Colorado é o principal rodeio do sul do Brasil, o primeiro grande nacional do ano e sem dúvida um dos mais importantes e conhecidos do país.
Assim como qualquer outro evento com mais de 30 anos, a Festa do Peão de Boiadeiro Colorado teve início com a modalidade Cutiano, em 1974, com a tropa Marca Estrela e a locução de Zé do Prato.
Os anos passaram, a montaria em touros chegou ao Brasil, se tornou a principal atração das arenas e “engoliu” a modalidade Cutiano em muitos eventos, porém em Colorado o estilo de montaria tipicamente brasileiro permanece intocável.
De acordo com os profissionais da modalidade, Colorado é hoje o melhor rodeio em Cutiano do país e a fama se justifica.
Primeiro, que ela é sem dúvida a única grande Festa do Peão do Brasil onde a premiação de Touros e Cutiano é igual.
Colorado também preza pela “qualidade” e não pela “quantidade”. Sendo assim, a partir do dia 26 de março, 32 competidores da modalidade desafiarão o que há de melhor no plantel de seis tropas.
Estão contratadas para este ano as companhias WR (Roberto Biasi); Copa 90 do Padeiro; SMD; Dois Irmãos; Adauto Mazo e Renner Cunha.
Outro fator que mostra o quanto a modalidade é valorizada no evento é que na sexta-feira, o Cutiano encerra a noite, ou seja, a primeira modalidade da noite são os Touros e o Cutiano vem depois dos Três Tambores, com “casa cheia”.
Sem dúvidas, estes e outros atributos comprovam o título de “melhor rodeio em Cutiano do país”. Para os apaixonados nesta modalidade, Colorado é parada obrigatória e para os demais eventos, Colorado é um exemplo a ser seguido.