Rodeio Nacional

Os Independentes apoiam projeto que tornará rodeio Patrimônio Cultural

rodeiovotacao

Votação popular já começou

 

O projeto de lei de autoria do deputado Capitão Augusto (PR), que propõe determinar o rodeio como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, está sendo avaliado através de pesquisa popular realizada pelo portal Vote na Web, um site de engajamento cívico apartidário que apresenta, de forma simples e resumida, os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Qualquer pessoa pode votar. “Todos nós que vivemos de perto a realidade dos rodeios e todo profissionalismo, ética e respeito com os animais que encontramos na maior parte dos eventos, devemos apoiar o projeto. É a representação da cultura sertaneja no Congresso Nacional”, declarou Jerônimo Luiz Muzetti, presidente da Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Barretos.

O evento é o mais antigo do gênero no país, completando em 2015 60 anos.

O projeto considera como patrimônio cultural imaterial do Brasil as montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning, e outras provas típicas, tais como “Queima do Alho” e “concurso do berrante”, bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz.

Segundo o deputado, as atividades dos rodeios tem origem no trabalho das fazendas, tendo sido transportado o que era praticado na zona rural para as arenas e transformado em esporte e profissão, com regras de bem-estar animal e também medidas protetivas para os profissionais envolvidos no rodeio. De acordo com o parlamentar, estima-se que acontecem mais de 2.000 rodeios em todas as regiões do país. O público pagante é estimado em 24 milhões – bem acima do futebol, o que, para ele, demonstra sua importância econômica e vinculação com a cultura do povo brasileiro.

Para votar basta acessar o link http://www.votenaweb.com.br/projetos/plc-1767-2015

Os administradores do portal levarão ao Congresso os resultados dessa participação popular.

Fonte: Phábrica de Ideias

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar