Rancho Primavera

João Henrique Lucas e Samuel Thiago em busca da virada para conquistar o título no CRP

No próximo mês, mais precisamente de 17 a 20 de dezembro, a cidade de Quintana, interior de São Paulo, recebe pelo terceiro ano consecutivo a etapa final do Circuito Rancho Primavera.

Depois de 12 meses e mais de trinta rodeios, os fãs e expectadores do CRP conhecerão o grande campeão da temporada 2015.

Foto: Ricardo Mariotto
Foto: Ricardo Mariotto

Na quinta e quarta posição, João Henrique Lucas, de Bastos (SP), e Samuel Thiago de Mirante de Paranapanema (SP) tentam mudar o panorama do ranking e sair de Quintana com 100 mil reais.

Matematicamente eles possuem chances reais, porém, não podem falhar. Precisam aproveitar os touros, entrar nas finais que antecedem a última etapa e, ter um bom rendimento na etapa final.

Aos 24 anos de idade, João Henrique Lucas, monta em bezerros desde os 13 anos, chegando ao rodeio aos 17. Ele está 1.937,35 atrás do líder.

Depois da vitória em Lucianópolis (SP), João entrou “na disputa” como costumamos dizer.

– Eu estou muito bem, tanto mentalmente como fisicamente, espero sortear bons touros, poder estar pontuando e entrando nas finais, e fazer uma boa final em Quintana – Explica sobre o que pretende fazer para conquistar o título.

João destaca que um touro talvez tenha tirado dele a chance de estar melhor no ranking: Boca Quente da Cia 3B.

– Na etapa de Ourinhos eu estava em segundo lugar de nota e sorteei ele na final, no Gold Cowboy, de Assis (SP) na final peguei ele novamente e, acabei perdendo aquela chance de conquistar 500 pontos.

Em relação ao ano passado, João Acredita que os 100 mil reais trouxeram mais competidores competitivos ao circuito e motivou os que já estavam.

– 100 mil Reais mexe muito com a cabeça de um competidor – Explica.

– Hoje, com a associação TOP10, você sai de casa com a certeza que vai montar em touro pulador, que vai lhe proporcionar boas notas. Isso é uma vantagem do CRP – Explica sobre os touros do campeonato.

Em quarto no ranking lugar aparece Samuel Thiago, 22 anos, quatro de rodeio, campeão de três eventos em 2015 (Ribeirão Claro, Santa Albertina e Jaguariúna), ele é o maior vencedor do campeonato em número de vitórias, oito.

Revelação em 2013, vice-campeão em 2014, Samuel, acredita nas mesmas coisas que João.

– Preciso sortear animais bons e aproveitá-los, mas pode preparar que estou pronto para receber o cheque de 100 mil – Brinca Samuel, ele tem este estilo falastrão.

Ele está 1.115,50 pontos atrás do líder, um pouco mais confortável e em disputa do que João Almeida.

– Eu acho que a boiada melhorou muito, no começo do ano tinha uns touros mais complicados, hoje só tem boi de espetáculo, existe também um ou outro mais difícil, mas ela nos ajuda – Explica Samuel sobre a Associação TOP10

Samuel ressalta também, assim como João sobre a próxima etapa, Herculândia. Uma etapa que faz diferença em razão de ter muito convidados e por ser uma das mais disputadas da temporada.

– Foi nessa etapa que eu comecei a perder  a temporada ano passado, cai no primeiro dia do Chefe de Estado e não recuperei mais – Explica Samuel que na ocasião era líder.

– É talvez a etapa mais complicada da temporada, tem sempre alguém que não está no campeonato entrando na final, e tem gente da ponta não entrando, quem conseguir entrar nesta etapa, consegue boa vantagem, foi isso que fez Fábio Eleutério ano passado – Explica João Henrique.

A grande pedra no sapato de Samuel é sem sombra de dúvidas, Chefe de Estado, da Cia Bela Vista, do Caio e Juninho Borges de Campos Novos Paulista (SP).

Ele caiu dele Herculândia, como mencionado acima, caiu dele em Lins na semifinal em 2015 e em Tupã, sorteou o touro novamente e não o enfrentou, e pela regra do campeonato, perdeu 500 pontos.

– Eu não estava bem, sorteei ele ainda, pedi para ir embora, isso é uma coisa minha, eu sabia do meu momento que não era bom, mas tenho consciência que se não tivesse feito isso estava em uma posição bem melhor e com chances melhores, mas mesmo assim, estou pronto para disputa, já liguei para pessoal de Herculândia e pedi pra tirar a nota do carro (premiação da etapa) no meu nome que ele vai ser meu – Explica Samuel no seu melhor estilo, falador de sempre.

OPINIÃO

De fato, João Henrique e Samuel Thiago, estão certo em uma coisa, a próxima etapa é muito importante na disputa, já foi provado isso ano passado.

Os dois são competidores firmes e, quem está à frente deles tem toda a vantagem isso é certo, mas que não desperdicem essa vantagem porque ambos (João e Samuel) estão montando bem.

João tem um estilo muito bonito, sabe usar muito as botas, ele tem um posicionamento de espora muito bom, tem corpo leve, e vai para cima dos touros.

Samuel, não briga com touro, nunca vi ele dependurado em uma montaria, muito estiloso, sabe distribuir a força em cima do animal, independente do lado que rode e sempre que tem chance, gosto de esporear os touros.

Verdade seja dita, faltando menos de um mês, cada round agora é uma decisão final.

DISPUTA MELHOR TOURO

Uma atração a parte nesta temporada, que pela primeira vez está premiando esta categoria é melhor touro.

Nesta briga na ponta do ranking estão Exclusivo, da Cia Califórnia com cinco fivelas, e Aktron da Cia 3B com quatro fivelas.

“Exclusivo” teve um começo de temporada forte, porém viu seus concorrentes crescer.

Correndo por fora está “Boca Quente” da Cia 3B com três fivelas.

Matematicamente “Executivo” da Cia Bela Vista e “Cangaceiro” da Cia PH do Henrique com duas fivelas também estão vivos na competição.

Se caso “Exclusivo” vencer em Herculândia, pode ficar muito próximo do título, porém, esta é uma das atrações do CRP com a Associação TOP10. Agora vale a escalação e experiência do tropeiros e capataz de boiada. A disputa está boa.

PRÓXIMA ETAPA

Com presença da Associação TOP10, a 27ª Festa do Peão de Herculândia, traz um formato diferente, com 56 montarias na 30ª etapa da temporada 2015 de 26 a 29 de Novembro.

A premiação é de um carro zero km para o campeão e uma moto para o segundo colocado. Ao todo são 43 mil reais em prêmios.

A entrada é franca, exceto no sábado. Os locutores serão Almir Cambra e Kiko Pompéia.

O rodeio é uma realização da Comissão Organizadora, presidida por Miguel Henrique Fernandes (PH) com apoio da Prefeitura de Câmara Municipal de Herculândia.

Localizada na região de Marília o município de Herculândia é conhecido como a capital das mudas. E é referência nacional no ramo, sendo a principal economia do município.

Mais informações: www.fb.com/herculandiarodeio

SOBRE A FINAL DO CIRCUITO RANHO PRIMAVERA

A disputa acontecerá em Quintana (SP), de 17 a 20 de dezembro. Localizada na região de Marília e vizinha de cidades como Herculândia e Pompéia, o município com pouco mais de seis mil habitantes acolhe a final do CRP desde sua primeira edição em 2013.

Estarão presentes os melhores ranqueados do CRP em busca de uma premiação para o campeão da temporada de R$100.000,00 reais.

Estará em jogo ainda a disputa de melhor boiada da Associação TOP10 e do melhor touro da temporada. E claro, o campeão da etapa. Ao todo serão distribuídos R$160.000,00 em prêmios.

Mais informações: www.fb.com/circuitoranchoprimavera

Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP

[email protected]

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar