Rodeio Nacional

Em crescimento no Brasil a modalidade Freestyle Bull Figther será o tema do programa Arena em Debate

Vai correr ou vai encarar? Esse é o jargão usado pelos salva-vidas que disputam no Brasil a modalidade Freestyle Bull Figther.

Freestyle bulfighter  lance
Foto: Ricardo Mariotto

O Brasil Freestyle Bull Figther vem ganhando forças e adeptos no Brasil. Comandado pela Equipe Guarda Costas, a modalidade vem ganhando cidades que querem realizar o evento, público e também praticantes.

Nesta modalidade radical, praticada por salva-vidas, o encontro indesejado pelo participante com o touro é quase impossível de não acontecer, ainda mais que, na grande maioria dos eventos, os touros usados, são da raça miura, os mesmos usados em touradas na Espanha.

A modalidade vem dos EUA, foi muito praticada e conhecida na NFR – National Finals Rodeo, a final mundial da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association.

Ainda lá nos EUA a modalidade deixou de acontecer na NFR, porém ela ainda é praticada pelos membros da Bullfighters Only.

No último ano a modalidade ganhou destaque por lá, estando inclusive nos eventos da PBR – Professional Bulls Riders e também uma participação no The American

Aqui no Brasil, há anos a modalidade vem tentando se instalar, expandir e ganhar adeptos, tantos na parte de participantes como de rodeios que interessem na realização da modalidade.

Com uma atividade de risco e choque quase certo, com o touro, os participantes, precisam durante pouco mais de um minuto se movimentarem com proximidade do touro, fazendo manobras radicais e ousadas, sempre buscando o contato com o animal.

Ainda aqui no Brasil, este ano pela primeira vez o Brasil Freestyle Bull Figther realizou eventos no paraná (Douradina, Joaquim Távora, Ribeirão Claro e Maringá)

O número de participantes tem aumentado, chegam a aproximadamente vinte.

Quem mais se destacou na modalidade, foi o já falecido salva-vidas “Neguinho” e Péssimo, ambos com cinco vitórias.

Este ano o salva-vidas ‘Turbinado’ vem se destacando na temporada com duas vitórias.

O campeonato também passou por Valparaíso (SP), Oriente (SP), Ibirarema (SP), Birigui (SP) Promissão (SP), entre outras.

Nesta segunda-feira, o programa virtual Arena em Debate, estará focando no assunto Freestyle Bull Figther, com participação de vários profissionais envolvidos, e você pode ver pela internet através do endereço www.brasilruraltv.com.br

“Temos sentido o interesse mutuo de participante, cidades interessadas, e dos fãs” Explica Ricardo Sabino um dos idealizadores e organizadores do campeonato. Ele afirma que a possibilidade de confrontos com contato entre homem e animal deixa o público muito interessado, claro que muitas vezes, interessado no desempenho do animal.

Página no facebook: http://bit.ly/1qE0BZ7

Página no Instagram: http://bit.ly/1NGerWd

Assista uma etapa: https://youtu.be/b0spACkljow

Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar