Rodeio Nacional

Com 17 anos de idade competidor de Cerejeiras venceu rodeio de Ariquemes

Emoção foi a palavra chave para a disputa final de Ariquemes (RO), no encerramento da 33ª EXPOARI

Foto: Leandro Kazuo
Foto: Leandro Kazuo

Após nove dias de festa chegou ao fim aquele que é considerado o maior rodeio do norte do Brasil.

Uma disputa paralela entre competidores de Rondônia e o resto do Brasil mexeu com o público tornando disputa final ainda mais atrativa.

O domingo começou com os touros mostrando que os competidores não iriam mandar na competição como estava acontecendo.

Para a surpresa de todos e contrariando o esperado, sete competidores caíram, incluindo o líder da competição naquele momento José Donizett.

Nessa hora, a liderança era de um competidor da Rondônia e na queda de José Donizett o público vibrou, começava ali a participação ‘extra arena’ em favor dos competidores da Rondônia e, o clima Rondônia X Brasil ia aumento.

A semifinal terminou em dois paulistas estavam entre três competidores da Rondônia

JOVEM EXPERIENTE

A liderança do rodeio ficou para Eudimar Oliveira, o garoto tímido que já havia ganhado o rodeio qualify.

Na hora do sorteio o panorama pareceu desfavorável para Eudimar. Ele sorteou um touro invicto e o segundo lugar Dário França, também da Rondônia sorteou ‘Fuleco’.

Dario estava muito próximo de Eudimar (2 pontos) e naquela análise que a gente faz ali dentro da arena, cheguei a pensar que tudo estava favorável para Dário, mesmo se Eudimar parasse, Fuleco poderia dar uma nota maior e ele ser campeão. Podia.

Mas, como sempre falo, rodeio não tem roteiro. ‘Fuleco’ saiu difícil derrubando Dário, cortando seu supercílio após uma pancada no rosto e Fuleco acabou confirmando o título de melhor touro.

Chegou a hora de Eudimar montar. Quando observo, a arquibancada, a maioria estava de pé, Almir Cambra observou e relatou ao microfone o que estava acontecendo, todo mundo de camarotes, mesas, de pé. A liderança naquele momento era de um paulista e se Eudimar caísse, o título iria para o sudeste.

Pressão em um garoto de 17 anos? Nada! Ao abrir a porteira, parecia que tudo ai cair, mesmo Eudimar, que já eliminou o pulo mais difícil do até então invicto touro Linha Direta da Cia Cani, e touro entrou na esquerda na mão de Eudimar foi controlando em meio à euforia do público.

Ao descer do touro, seus amigos o carregaram na arena para delírio do público. Era o campeão.

– Eu senti aquela vibração, fiquei impressionado, queria até agradecer o público pelo apoio, foi emocionante demais – Disse

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1 – Eudimar Oliveira – Cerejeiras (RO) – 423,25

2 – Adalto Ribeiro – Pereira Barreto (SP) – 42975

3 – Edevaldo Ferreira – Andradina (SP) – 426,50

4 – Alif Pinto – Tarilândia (RO) – 424,75

5 – Dário França – Vale do Paraíso (RO) – 344,75

Melhor touro Fuleco Cia SS do Tião Jiboia

Melhor boiada Cia Alta Pressão

FESTA ORGANIZADA

Falar bem da EXPOARI é literalmente chover no molhado. Festa boa, organizada, organizada, planejada e respeitada. É difícil para quem não conhece a festa entender que, mesmo estando longe do polo dos rodeios é a festa está entre as cinco melhores do Brasil. Não há como não estar.

Premiação farta no rodeio, alto nível de profissionais, uma comissão que dá liberdade de trabalho e ao mesmo tempo exige o máximo de cada um.

Com pontualidade e coordenação a festa foi um sucesso. Agradou todos os presentes, desde público, profissionais e principalmente a comissão

O Presidente da APA – Associação do Pecuaristas de Ariquemes, Dorival Gaspar, frisou em sua colocação final.

– Essa festa não seria nada sem vocês, principalmente a imprensa que fez o chamado para a festa e o público atendeu. – Disse enaltecendo a participação de todos, de público a contratados.

Na parte do rodeio, mais uma vez, temos que destacar o trabalho de Jhonatan Silvério, o João Peteka ou Jiboinha.

Se eu precisasse de indicar os três melhores diretores de rodeio do Brasil, o nome de Jhonatas não poderia ficar de fora. Atento, exigente, amigo, participativo, sabe comandar, sabe ouvir, firme em suas convicções é, apaixonado por rodeio.

Exigiu da comissão os melhores profissionais, um investimento alto, mas que, foi reconhecido por todos depois de uma disputa acirrada e emocionante. O único problema para ele vai ser manter ou melhore ou nível da festa que, como ele mesmo disse, foi acima das expectativas pessoais.

ACR

Os competidores da Associação e Campeões de Rodeio ‘somaram’ muito a festa. Liderados por Edevaldo Ferreira, os competidores fizeram bonito na arena, venderam caro a vitória para o competidor da Rondônia.

EXPOARI NOS ENSINANDO

Pelo segundo ano aqui, na EXPOARI, pela segunda vez, pude disfrutar de um aprendizado de dedicação ao rodeio, de valorização do esporte, de entretenimento e envolvimento do público com as montarias.

A faz parte da vida dos moradores de Ariquemes e toda região e também da nossa, automaticamente de todos os Brasil.

Fica sempre o aprendizado que, é possível fazer um rodeio com premiação alta, é possível fazer parcerias com as empresas. Assim como Rio Verde o rodeio aqui teve duas parcerias interessantes envolvendo empresas.

No rodeio Qualify, a faculdade UNOPAR entregou fivelas as melhores notas e cheques com premiação diária.

No rodeio nacional a SUPREMAX fez ação parecida, com seu proprietário Paulão, pessoa extremamente apaixonada por provas e rodeio.

O envolvimento da comunidade, o comprometimento da comissão faz jus porque Ariquemes é conhecido como ‘O Grande Rodeio’ do norte do Brasil

Vale frisar mais uma vez, o atendimento aos competidores, com alojamento com ar condicionado, alimentação, ajudo de custo nas despesas de viagem, enfim, um relacionamento muito sadio e profissional

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao João Gomes Jr, da comissão organizadora que este ano articulou minha participação na EXPOARI em 2016 e que faz um excelente trabalho de bastidores em prol da APA.

Assista a disputa final:  http://bit.ly/VídeosExpoAri2016

Por Eugênio José – MTB: 67.231/SP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar